O banco para um mundo em mudança

Sobre a Plataforma de denúncia do BNP Paribas

Comunicações — Geral

Segurança e Confidencialidade da Comunicação

Sugestões e boas práticas

Sobre a Plataforma de denúncia do BNP Paribas

O que é a Plataforma de denúncia do BNP Paribas?

A BNP Paribas Whistleblowing Platform é um sistema de comunicação de denúncias abrangente e confidencial que permite que os colaboradores e determinados terceiros externos comuniquem qualquer situação contrária à legislação, regulamentos, código de conduta ou políticas/procedimentos internos, promovendo simultaneamente um ambiente de trabalho positivo.

Porque precisamos de um sistema como a Plataforma de denúncia do BNP Paribas?

O BNP Paribas presta muita atenção às preocupações dos respetivos colaboradores, acionistas, fornecedores e da empresa como um todo. O Grupo está determinado a ouvi-las, a compreendê-las e a procurar tratá-las de forma justa e eficaz.

Por este motivo, o compromisso do Grupo continua a ser reforçado para evitar, detetar e combater qualquer comportamento antiético, qualquer infração da legislação, de regulamentos, do código de conduta ou de políticas/procedimentos internos.

Um sistema de comunicação de denúncias eficaz é uma ferramenta essencial para a manutenção de um ambiente de trabalho seguro, garantindo a conformidade das nossas ações com os padrões do Grupo e contribuindo para o reforço da confiança dos nossos colaboradores, acionistas e parceiros.

Comunicações — Geral

Como é que apresento uma comunicação na Plataforma de denúncia do BNP Paribas?

A BNP Paribas Whistleblowing Platform permite-lhe apresentar um alerta confidencial através da ferramenta de comunicação da Web ou do telefone (se aplicável).

Caso não consiga utilizar a ferramenta de comunicação da Web nem o telefone, pode apresentar a sua comunicação ao seu HRBP (Human Resources Business Partner), para questões de recursos humanos, ou ao seu Responsável Regional de Conformidade, para quaisquer outros assuntos.

Que tipos de situações devo comunicar?

A BNP Paribas Whistleblowing Platform permite que os colaboradores e determinados terceiros comuniquem qualquer infração real ou suspeita da legislação, de regulamentos, do código de conduta ou de políticas/procedimentos internos.

Se presenciar uma infração, não basta comunicá-la ao meu superior hierárquico?

Qualquer situação contrária à legislação, regulamentos, código de conduta ou políticas/procedimentos internos deve ser comunicada ao seu superior hierárquico. Se não se sentir à vontade para o fazer, pode comunicar as suas preocupações através da ferramenta, através de um alerta anónimo, se assim pretender.

A apresentação de um alerta é um direito e nenhum colaborador pode ser sancionado, demitido ou discriminado, direta ou indiretamente, por apresentar um alerta de boa-fé.

Que informações devo comunicar?

Deve fornecer as informações precisas de que dispõe e, se possível, documentos, independentemente do formato ou meio. As informações e os documentos comunicados têm de estar diretamente relacionados com o assunto da comunicação.

Para onde vão estas comunicações? Quem tem acesso às mesmas?

Os alertas são encaminhados automaticamente para a BNP Paribas Whistleblowing Platform , que se baseia no tipo de alerta.

Os destinatários dos alertas são os Referentes de Conduta dos Recursos Humanos para assuntos relativos ao “Respeito pelas pessoas” e os Referentes de Conformidade para todos os outros tipos de preocupações. Cada referente recebeu formação em manter os alertas no mais absoluto sigilo.

A confidencialidade dos factos e a identidade do denunciante e das pessoas envolvidas são conservadas ao longo de todo o processo.

As pessoas envolvidas no tratamento dos alertas estão sujeitas a regras rigorosas de confidencialidade.

É seguro denunciar?

Sim. É seguro comunicar uma preocupação. Nenhum colaborador pode estar sujeito a retaliação por ter comunicado um alerta. Esta proteção também é fornecida a qualquer colaborador que tenha testemunhado ou fornecido provas para a investigação.

Um colaborador que sinta que é vítima de retaliação profissional por ter apresentado um alerta pode comunicar esta situação.

Não sou um colaborador, posso comunicar uma questão?

Sim. Pode apresentar uma comunicação. A BNP Paribas Whistleblowing Platform está aberta a determinados terceiros externos, de acordo com as disposições legais em vigor, e, pelo menos, a antigos colaboradores, fornecedores e respetivos subcontratados do Grupo para situações que tenham ocorrido durante atividades relacionadas com o trabalho.

Seleciono a opção de assuntos relativos ao Respeito pelas pessoas ou a opção de outros assuntos se as minhas preocupações estão relacionadas com ambas?

Selecione o tópico que considere ser o principal assunto das suas preocupações. Esta comunicação será tratada por um Referente de Conduta dos Recursos Humanos para assuntos relativos ao “Respeito pelas pessoas” e um Referente de Denúncia de Conformidade para outros tópicos.

Segurança e Confidencialidade da Comunicação

Segundo me foi dado a entender, qualquer comunicação que envie de um computador da empresa gera um registo do servidor que mostra todos os websites acedidos a partir do meu PC. Este registo não me identificará como o originador da comunicação?

A BNP Paribas Whistleblowing Platform não gera nem mantém quaisquer registos de ligações internas com endereços IP, pelo que não estão disponíveis informações que liguem o seu PC à BNP Paribas Whistleblowing Platform .

Caso se sinta desconfortável em apresentar uma comunicação no seu PC de trabalho, tem a opção de utilizar um PC fora do nosso ambiente de trabalho, através do website seguro da BNP Paribas Whistleblowing Platform .

Posso apresentar uma comunicação a partir de casa e manter o anonimato?

Sim. Uma comunicação apresentada a partir de casa ou de um portal da Internet permanecerá anónima e em segurança. Os portais da Internet nunca identificam os visitantes por nome de utilizador, e a BNP Paribas Whistleblowing Platform elimina os endereços de Internet para que o anonimato seja totalmente mantido.

Tenho receio de que as informações que forneço à BNP Paribas Whistleblowing Platform acabem por revelar a minha identidade. Como me podem garantir que isso não irá acontecer?

A BNP Paribas Whistleblowing Platform protege o seu anonimato. Enquanto denunciante, também pode ajudar a manter o anonimato ao garantir que o conteúdo da comunicação não revela a sua identidade inadvertidamente. Por exemplo, “Do meu espaço de trabalho junto de Jan Smith…” ou “Nos meus 33 anos…”.

A linha direta telefónica gratuita também é confidencial e anónima?

Sim. Ser-lhe-ão solicitadas as mesmas informações que forneceria numa comunicação online e as suas respostas serão introduzidas por um entrevistador no website da BNP Paribas Whistleblowing Platform . São aplicadas a estas comunicações as mesmas medidas de segurança e de confidencialidade durante a sua transmissão.

E se eu pretender ser identificado na minha comunicação?

Na comunicação, existe uma secção onde se poderá identificar, caso o pretenda fazer.

Sugestões e boas práticas

Não tenho a certeza se o que vi ou ouvi é uma infração à política da empresa ou se envolve conduta antiética, mas não me parece uma conduta correta. O que devo fazer?

Não hesite em apresentar uma comunicação.

E se me lembrar de algo importante sobre o incidente depois de apresentar a comunicação? Ou se a empresa tiver mais questões para me colocar acerca da comunicação?

Depois de apresentar uma comunicação na ferramenta de comunicação da Web ou por telefone (se aplicável), recebe um número aleatório exclusivo, designado “chave de comunicação”, e é-lhe solicitado que escolha uma palavra-passe. Pode regressar à BNP Paribas Whistleblowing Platform , tanto online como por telefone, e aceder à comunicação original para acrescentar mais informações ou para responder a dúvidas colocadas pela BNP Paribas Whistleblowing Platform. Sugerimos vivamente que regresse ao website no prazo especificado para responder às dúvidas.

Estes acompanhamentos das comunicações são tão seguros quanto a comunicação?

Toda a correspondência da BNP Paribas Whistleblowing Platform é mantida com o mesmo nível de confidencialidade rigorosa que a comunicação inicial.

E se eu perder a minha chave de comunicação ou me esquecer da palavra-passe que criei?

Para se garantir que a segurança e a confidencialidade se mantêm, se perder a sua chave de comunicação ou a palavra-passe, terá de apresentar uma nova comunicação. Deve mencionar na nova comunicação que ela está relacionada com uma outra comunicação ou pergunta que apresentou anteriormente.

Posso apresentar uma comunicação mesmo sem ter acesso à Internet?

Pode apresentar uma comunicação à BNP Paribas Whistleblowing Platform a partir de qualquer computador com acesso à Internet. Se não tiver acesso ou não se sentir confortável a utilizar um computador, pode contactar a BNP Paribas Whistleblowing Platform por telefone (chamada gratuita, disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano), caso exista no seu país.