O CAFOD EthicsPoint é uma linha direta independente e um sistema de gestão de casos confidenciais para ajudar a CAFOD a receber e tratar de quaisquer preocupações, alegações ou reclamações. É gerido pela NAVEX, uma empresa terceirizada, e é uma forma de qualquer indivíduo denunciar violações do nosso Código de Conduta, Política de Salvaguarda e Políticas de Integridade (por exemplo, fraude, abuso ou outra má conduta) por um funcionário da CAFOD ou alguém que atue como representante da CAFOD. Ele também pode ser usado para permitir que as pessoas levantem preocupações sobre questões graves com nossas práticas de Captação de Recursos, violações de Proteção de Dados ou deficiências onde o CAFOD é responsável por questões de Segurança ou Saúde & Segurança.
CAFOD EthicsPoint é para o uso de qualquer pessoa ligada ao trabalho da CAFOD: isto inclui, mas não se limita a, pessoas e comunidades que a CAFOD trabalha para apoiar, funcionários, voluntários, consultores, funcionários dos parceiros e voluntários e os nossos apoiadoress.
Você pode enviar uma preocupação ou alegação através do CAFOD EthicsPoint usando o link do formulário da web no nosso site e através de links em outras plataformas internas e de parceiros que possuem plataformas on-line. Em alguns locais, você também pode usar o serviço de telefonia para ligar para uma linha direta gratuita e dedicada a reclamações.
O sistema CAFOD EthicsPoint é projetado principalmente para que qualquer indivíduo denuncie qualquer violação percebida ou real do nosso Código de Conduta, da Política de Salvaguarda ou de outros valores e compromissos declarados. Exemplos de cenários sobre os quais as pessoas podem reclamar são dados abaixo. Esta lista não é exaustiva:
Uma queixa registada através deste sistema não deve incluir:
Não use este formulário web para relatar eventos que representem uma ameaça imediata à vida ou à propriedade. As queixas apresentadas através deste serviço podem não receber uma resposta imediata. Se precisar de ajuda de emergência, contacte as autoridades locais.
Os representantes da CAFOD podem também contactar o seu gestor de segurança designado ou o responsável pela segurança de serviço da CAFOD para lidar com preocupações imediatas durante um incidente de segurança.
Quando você observar algum comportamento que acredite violar nosso Código de Conduta, Política de Salvaguarda, Políticas de Integridade ou outras políticas e padrões de melhores práticas com os quais a CAFOD está comprometida, gostaríamos que você o compartilhe conosco. Idealmente, as preocupações podem ser partilhadas diretamente com um membro da equipa ou representante da CAFOD adequado e, se preferir que esta seja gerida informalmente,tentaremos adotar uma abordagem flexível sempre que possível. Nestes cenários, faremos um julgamento profissional baseado na informação partilhada e, na medida do possível, com o envolvimento da pessoa que partilha a informação. Qualquer tipo de feedback que sugira uma violação grave dos nossos códigos ou políticas por um dos nossos representantes, terá de ser investigado e registado neste sistema, respeitando a confidencialidade e a segurança dos indivíduos envolvidos.
Por favor, veja a nossa página Contacte-nos no nosso site para mais detalhes sobre como entrar em contacto directo, se esta continuar a ser a sua preferência.
No entanto, reconhecemos que pode haver circunstâncias em que você não possa ou não se sinta confortável em relatar o problema dessa maneira. É para essas circunstâncias que fizemos uma parceria com a NAVEX para criar o CAFOD EthicsPoint.
Você pode fornecer tanta informação quanto você se sentir confortável com ela. Dependerá, naturalmente, da natureza da sua preocupação, mas nomes, datas, horas, lugares, testemunhas e outros documentos podem ser relevantes e valiosos no relatório e na investigação subsequente.
Por favor, não espere para fazer um relatório. Qualquer suspeita de má conduta ou outra violação do Código de Conduta, Valores e outras políticas do CAFOD deve ser comunicada e será analisada discretamente. Se a pessoa que você suspeita está realmente agindo eticamente, então não haverá nenhuma evidência para encontrar e o caso será encerrado. O seu relatório será mantido confidencial. Todos os relatórios feitos de boa fé são apreciados.
Se você tem uma preocupação séria ou alegação - sim. Na verdade, precisamos que partilhe esta informação. Você pode ter conhecimento inicial de uma atividade que possa ser motivo de preocupação. Deixar-nos saber pode minimizar o potencial impacto negativo sobre aqueles com quem trabalhamos. Além disso, oferecer contribuições positivas pode ajudar a identificar problemas que podem melhorar nossas práticas e nosso desempenho.
Todos nós temos o direito de viver e trabalhar em um ambiente positivo e com esse direito vem a responsabilidade compartilhada e individual de agir de forma ética e informar as pessoas apropriadas se alguém não estiver agindo adequadamente. Ao trabalharmos juntos, podemos manter um ambiente seguro, acessível, digno e inclusivo para todos aqueles com quem entramos em contato no decorrer do nosso trabalho. Qualquer pessoa que traga preocupações ou alegações ao conhecimento do CAFOD será respondida de forma sensível, respeitosa e séria.
As informações são inseridas diretamente no servidor seguro da CAFOD EthicsPoint para evitar qualquer possível violação de segurança. Os detalhes só estão disponíveis para o Gestor de Reclamações designado no CAFOD. Cada Gestor de Reclamações recebeu formação para manter esta informação na máxima confidencialidade. As reclamações são atribuídas a Gerentes de Reclamações específicos com base no tipo de preocupação, alegação ou reclamação e local do incidente.
Não, você pode denunciar anonimamente, o que significa que não pediremos seu nome e seu sexo não será mencionado em sua denúncia. Todas as outras informações que você fornecer serão mantidas confidenciais e seguras. Quer decida denunciar anonimamente ou deixar o seu nome, ajuda se as equipas de especialistas que estão a investigar o seu caso na CAFOD puderem contactá-lo após a sua denúncia, para saber mais detalhes relevantes para a investigação. Se você se sentir capaz de deixar seus detalhes de contato, então por favor faça. Se você preferir fazer uma denúncia anônima, verifique o sistema no CAFOD EthicsPoint de vez em quando, para ver se pedimos mais detalhes sobre o seu caso.
Por favor, note que em alguns países a denúncia anónima é contra a lei. Um conselheiro informá-lo-á se este é o caso para si. Esteja certo de que, mesmo que você deixe seu nome, respeitaremos sua confidencialidade e não compartilharemos seu nome ou informações com ninguém além daqueles designados para investigar seu caso.
Para garantir a confidencialidade (e o anonimato quando solicitado), o CAFOD EthicsPoint é administrado por um terceiro independente chamado NAVEX. Eles processarão os dados entrados pelo usuário (ou atenderão a chamada) e um relatório de caso será criado no sistema. Este caso é depois recolhido por uma equipa especializada dentro da CAFOD que irá gerir o caso apenas com base na necessidade de conhecer e tomar medidas quando apropriado.
O CAFOD EthicsPoint não gera ou mantém registros de conexão interna com endereços IP, portanto, nenhuma informação ligando seu computador ao CAFOD EthicsPoint está disponível. De facto, na configuração do CAFOD EthicsPoint, a CAFOD e o prestador de serviços, a NAVEX, estão contratualmente comprometidos em não perseguir a identidade de qualquer indivíduo que apresente uma queixa.
Se você é um membro da equipe e ainda se sente desconfortável fazendo uma denúncia no seu computador de trabalho, você tem a opção de usar um computador fora do ambiente de trabalho (como um localizado em um cybercafé, na casa de um amigo, etc.) através do formulário seguro do CAFOD EthicsPoint.
Um relatório de casa, do computador de um vizinho ou de qualquer portal da Internet permanecerá seguro e anónimo. Um portal na Internet nunca identifica um visitante pelo nome da tela e o sistema CAFOD EthicsPoint remove os endereços da Internet para que o anonimato seja totalmente mantido. Além disso, a NAVEX (a fornecedora do CAFOD EthicsPoint) está contratualmente comprometida em não buscar a identidade de um repórter.
O sistema CAFOD EthicsPoint foi concebido para proteger o seu anonimato, se for essa a sua escolha. Se você deseja permanecer anônimo, você - como parte denunciante - precisa garantir que o corpo da denúncia não revele sua identidade por acidente. Por exemplo, se você for um membro da equipe do CAFOD dizendo "Da minha mesa ao lado de John Smith..." ou "Nos meus 33 anos de trabalho na CAFOD..." ou se você for um membro da equipe parceira dizendo "como o contato principal do CAFOD entre (sua organização parceira) e a CAFOD".
Sim, se você decidir enviar sua preocupação, alegação ou reclamação através do serviço de telefonia, você será solicitado a fornecer as mesmas informações que você forneceria em um relatório baseado na Internet e um entrevistador treinado irá digitar suas respostas no formulário do CAFOD EthicsPoint. Estes relatórios telefónicos têm as mesmas medidas de segurança e confidencialidade e de anonimato que os que foram introduzidos diretamente na base de dados do CAFOD EthicsPoint durante o registo e a entrega.
Há uma seção nas perguntas padrão para identificar-se no serviço on-line, se desejar. Ser-lhe-á pedido que clarifique a sua identidade quando utilizar a linha directa de queixas por telefone, caso não solicite especificamente o anonimato.
Quando a investigação estiver concluída, o consultor do CAFOD EthicsPoint adicionará uma resposta final ao seu caso no sistema. Você será capaz de visualizar as atualizações usando sua 'chave de relatório' para voltar ao sistema.
Quando você faz uma denúncia usando o CAFOD EthicsPoint, seja usando o serviço telefônico ou o formulário online, você receberá um código exclusivo chamado "chave de denúncia" e será solicitado a digitar uma senha. Por favor, tome nota destes detalhes, pois você precisará deles para telefonar de volta ou revisitar o site online para rever quaisquer respostas. Se puder, por favor, verifique ocasionalmente por telefone ou na web, pois podem ser solicitados mais detalhes para ajudar na investigação do seu relatório.
Em geral, você será contatado diretamente. No entanto, você receberá um código único chamado "chave de relatório" e será solicitado a digitar uma senha quando você estiver enviando seu relatório. Com eles, você pode telefonar para o CAFOD EthicsPoint ou fazer login novamente no sistema e verificar as respostas. Vale a pena fazer isso se você não souber de ninguém, pois seus detalhes de contato podem estar incorretos, ou podemos ter problemas para contatá-lo discretamente.
A razão mais comum pela qual uma preocupação do CAFOD EthicsPoint não pode ser analisada em profundidade é a falta de informação. É útil se você puder enviar tanta informação relevante quanto você se sente confortável com ela. Dependerá, naturalmente, da natureza da sua preocupação, mas nomes, datas, horas, lugares, testemunhas e outros documentos podem ser relevantes e valiosos no relatório e na investigação subsequente.
Toda conduta antiética, em qualquer nível, acaba prejudicando as pessoas e comunidades com as quais trabalhamos, nossos apoiadores, nossa equipe e a CAFOD.
Informe-nos. O CAFOD EthicsPoint pode ajudá-lo a preparar e partilhar a informação, para que possa ser devidamente compreendida. Nós preferimos que você nos informe sobre uma situação que se revela inofensiva do que deixar que um possível comportamento antiético passe despercebido porque você não tinha certeza.
O sistema CAFOD EthicsPoint e a gestão contínua de quaisquer reclamações levantadas são concebidos de forma a que as partes envolvidas não sejam notificadas nem tenham acesso às reclamações em que tenham sido nomeadas.
Quando você apresenta uma reclamação usando o formulário do CAFOD EthicsPoint na web ou através da linha direta do CAFOD EthicsPoint, você recebe um nome de usuário exclusivo e é solicitado a escolher uma senha. Você pode retornar ao sistema CAFOD EthicsPoint novamente pela Internet ou por telefone e acessar o relatório original para adicionar mais detalhes ou responder perguntas feitas por um representante do CAFOD e adicionar mais informações que ajudarão a resolver questões em aberto. Sugerimos fortemente que você retorne ao site no tempo especificado para responder quaisquer perguntas do CAFOD e ver como sua reclamação está sendo processada. Você e o CAFOD entraram agora num "diálogo anónimo", onde as situações não só são identificadas
Depois de concluir o seu relatório de queixa, ser-lhe-á atribuído um código exclusivo denominado "chave de denúncia". Anote sua chave de relatório e senha e guarde-as em um local seguro. Após 5-6 dias úteis, use sua chave de relatório e senha para verificar sua reclamação para obter feedback ou perguntas do CAFOD.
Todas as correspondências do CAFOD EthicsPoint são mantidas na mesma estrita confidencialidade que o relatório de queixa inicial, continuando sob o guarda-chuva do anonimato, se essa foi a escolha que você fez quando levantou a preocupação, alegação ou queixa.
Você pode fazer uma reclamação do CAFOD EthicsPoint a partir de qualquer computador que possa acessar a Internet. Se você não tem acesso a um computador, à internet, ou não se sente confortável usando um computador, em muitos países você pode ligar para a linha direta gratuita de reclamações do CAFOD EthicsPoint, que está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Para locais onde um indivíduo deseja reclamar diretamente ao CAFOD e nem o formulário web nem as reclamações gratuitas são apropriadas, nossa equipe irá trabalhar com nossos parceiros e comunidades em um projeto por projeto, para garantir que um método alternativo de apresentar uma reclamação seja implementado.
Você pode verificar o número de telefone do seu país no site do CAFOD EthicsPoint. Ou você pode usar o formulário online para fazer o seu relatório. Por favor, inclua no seu relatório todos os detalhes dos problemas de acesso que você teve.
Há alguns países onde a denúncia anónima é contra a lei. Gostaríamos de assegurar-lhe que, mesmo que precise de deixar o seu nome, respeitaremos a sua confidencialidade e não divulgaremos o seu nome a ninguém para além dos indivíduos treinados que investigam o seu caso.