Fale conosco

“É sua responsabilidade demonstrar os mais altos níveis de integridade na maneira como conduzimos nossos negócios e cada um de nós tem uma função nesse processo.”
Alexandre Ricard, Diretor-Presidente

Como funciona o 'Speak Up'

Informações
compartilhadas
por um indivíduo
Informações
recebidas
pelo NAVEX
Informações
compartilhadas
pelo NAVEX com
Comitê de
Integridade
Integridade
Comitê a solicitar
A ser investigado
realizada localmente
Investigadores
a reverter para
Comitê de Integridade
que irá decidir
do resultado
Pernod Ricard
a reverter para
indivíduo quem
fez a denúncia

O Comitê de Integridade baseado na matriz, é composto por representantes dos times de Auditoria Interna, de Recursos Humanos, Responsabilidade Social e Jurídico

6 coisas que você precisa saber sobre o 'Speak Up'

Porque devo comunicar a minha preocupação? O que pode ser comunicado e quem o pode comunicar?
Todos temos o direito de trabalhar num ambiente positivo. Esse direito implica a responsabilidade de agirmos de forma ética e de avisarmos as pessoas apropriadas se alguém não estiver a agir adequadamente. A má conduta empresarial pode ameaçar a sobrevivência de toda uma empresa.
A linha direta Pronuncie-se foi criada para os colaboradores comunicarem qualquer infração ao Código de Conduta Empresarial da Pernod Ricard ou outra preocupação que possam ter em relação à ética e conformidade. Não deve ser utilizada para problemas de RH de rotina (como consultas individuais de folha de pagamento ou questões de desempenho), que devem ser abordados e tratados pela sua equipa de gestão local. Além disso, os inquéritos gerais e as questões relativas aos consumidores devem ser dirigidos aos serviços aos consumidores adequados.
A linha direta Pronuncie-se está aberta a todos os colaboradores da Pernod Ricard, bem como a partes interessadas externas, nomeadamente: colaboradores e antigos colaboradores, estagiários, trabalhadores independentes, acionistas, contratantes, subcontratantes, fornecedores.
O que é a linha de atendimento 'Speak Up'?
Speak Up é o nome que a Pernod Ricard deu ao canal de denúncia confidencial criado e mantido por empresa terceirizada e independente, a NAVEX. A ferramenta recebeu o nome de EthicsPoint pela NAVEX, o que explica o motivo pelo qual você encontrará referências à EthicsPoint ao longo de toda a ferramenta em letras menores.
O que acontece depois do meu contato com a linha de atendimento 'Speak Up'?
As denúncias são inseridas diretamente em um servidor protegido da NAVEX para impedir qualquer possível infração na segurança. A NAVEX disponibiliza essas denúncias apenas para indivíduos específicos que tenham a tarefa de avaliar a denúncia, garantindo que as devidas investigações sejam conduzidas pelas pessoas adequadas, com base no tipo de violação e localização do incidente. Cada um destes receptores do relato passou por treinamento para manter o máximo sigilo dos relatórios.
Com quem mais posso falar?
É recomendado que comunique as preocupações ao canal com o qual se sentir mais à vontade para abordar.
Se algum colaborador da Pernod Ricard tiver alguma preocupação, deve entrar em contacto com seu superior hierárquico, outro membro das equipas de gestão, recursos humanos, jurídica ou de conformidade a nível local ou global.
Se qualquer interessado/parceiro externo tiver uma preocupação, pode expô-la junto do seu principal ponto de contacto da Pernod Ricard.
Incentivamos a utilização dos nossos canais internos, incluindo a linha direta Pronuncie-se; as comunicações podem ser apresentadas às autoridades competentes, quando permitido pela legislação local.
As denúncias realizadas para a linha de atendimento 'Speak Up' são seguras e confidenciais?
Sim, se você optar por enviar uma denúncia pelo portal na web ou por telefone, a linha direta 'Speak Up' garante um ambiente seguro e confidencial para a coleta, o armazenamento e a transmissão das denúncias.
Tenho proteção contra retaliação se entrar em contato com a linha direta 'Speak Up'?
Você não será submetido a retaliação da Pernod Ricard por qualquer denúncia realizada, suspeita de violação feitas de boa-fé, mesmo se posteriormente esta denúncia passar a ser considerado incorreto por meio de provas. No entanto, é necessário informar que o fornecimento consciente de informações falsas ou enganosas não será tolerado.