O negócio da Hempel assenta na confiança, tanto dos nossos clientes como dos nossos colaboradores. A forma de a obter é inspirando confiança através da maneira como conduzimos o nosso negócio.
Na Hempel, levamos a sério o nosso Código de Conduta e a nossa Política de Ética Empresarial e temos sempre encorajado os nossos colaboradores a manifestarem todas as potenciais infrações a essas diretrizes ou as suspeitas de que tenham ocorrido.
A Hempel encoraja os seus colaboradores a comunicarem situações em que suspeitem que alguém tenha ignorado ou violado intencionalmente leis ou regulamentos internos em matéria de fraude, corrupção e suborno, saúde, segurança e ambiente (SSA), conduta não ética da gestão de topo, discriminação e assédio ou violações das leis da concorrência, através do canal no qual se sintam mais confortáveis (p. ex., gestor de linha, outro membro da gestão ou uma área de apoio relevante como o departamento jurídico ou o de RH).
A Linha Direta de Ética da Hempel está disponível como alternativa se o colaborador não se sentir confortável a comunicar através dos outros canais, ou se preferir manifestar as suas suspeitas de forma anónima.
Esta linha está também disponível para que os nossos parceiros comerciais ou outras partes interessadas comuniquem questões graves ou de natureza sensível diretamente ao Comité de Ética da empresa.
Independentemente de quem faz a comunicação ou da forma como a mesma é transmitida, seja por telefone, e-mail ou através da Linha Direta de Ética, será efetuada uma investigação da alegada conduta ilícita. Essa investigação, a efetuar de forma oportuna, objetiva e independente, respeitará a confidencialidade dos envolvidos, salvaguardando ao mesmo tempo os interesses legais da Hempel. O âmbito das investigações refletirá a complexidade e a natureza das alegações.
Se a investigação não for realizada de forma correta, a credibilidade da Hempel junto dos seus colaboradores e outras partes interessadas poderá ser prejudicada, e a empresa poderá ficar exposta a processos judiciais, multas ou outras penalizações impostas pelas autoridades.
Não toleramos retaliações contra colaboradores que efetuam comunicações em boa fé. No entanto, as falsas acusações intencionalmente transmitidas à Linha Direta de Ética da Hempel e as comunicações repetidas de incidentes patentemente desprovidas de fundamento poderão sujeitar o comunicante a procedimento disciplinar.
Informações sobre a Linha Direta de Ética da Hempel
A Linha Direta de Ética da Hempel está alojada nos servidores seguros da NAVEX, não fazendo parte do site da Hempel nem da sua intranet. No âmbito da realização de uma investigação exaustiva, a confidencialidade das comunicações enviadas será mantida no máximo grau possível. As notificações relacionadas com as investigações e/ou a participação nestas últimas terão por base o princípio da "necessidade de conhecer".
Canais de comunicação externos
Encorajamo-lo a comunicar as suas preocupações internamente através dos canais de comunicação da Hempel. Ao manifestar-se, dá-nos a oportunidade de analisar o assunto e trabalhar em conjunto para defender os valores da Hempel.
No entanto, isto não afeta quaisquer direitos legais que possa ter para contactar diretamente as autoridades. Por exemplo, na UE, pode optar por comunicar as suas preocupações às agências governamentais locais; para obter mais informações, clique aqui.