Enviar uma denúncia

On-line

Por telefone

Uma vez que sua preocupação tenha sido informada, você receberá sua Chave de denúncia, que é um código único. Guarde este código de forma segura! Ele será solicitado toda vez que você acessar o sistema da EthicsPoint. Após 5 a 6 dias úteis, você poderá consultar o status do seu caso. Você também poderá ser solicitado a fornecer mais informações a qualquer momento, portanto consulte seu caso periodicamente.

Como faço para informar uma preocupação sobre conformidade?

Você pode entrar em contato com a Linha direta de ética da Solvay, disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano. O procedimento de denúncia é simples:

  1. Você pode informar sua preocupação:
    • on-line, clicando em Enviar uma denúncia
    • por telefone, ligando para o número gratuito. Selecione seu país acima para receber o número do Serviço internacional de ligação gratuita (ITSV) de sua localidade.
    • por celular, digitalizando o código QR abaixo ou clicando neste link: https://solvay.navexone.com
  2. Você pode incluir seu nome ou permanecer anônimo quando informar sua preocupação através de qualquer um dos canais acima.

O que acontece com a minha denúncia uma vez que tenha sido enviada?

Toda denúncia recebida é avaliada atentamente. Se sua denúncia for considerada crível, com evidências suficientes, um caso será aberto e atribuído ao departamento de Conformidade. Se mais evidências forem necessárias, o departamento de Conformidade entrará em contato diretamente com você. Se você decidir pelo anonimato, uma solicitação de esclarecimentos será deixada para você no sistema da EthicsPoint.

Existe algum compromisso de combater retaliações?

A Solvay proíbe toda e qualquer forma de retaliação contra um funcionário que tenha, de boa-fé, informado uma preocupação. Quem quer que tente atacar um funcionário que tenha informado preocupações sobre conformidade poderá sofrer medidas disciplinares, incluindo uma possível demissão. Da mesma forma, a Solvay protegerá os direitos da(s) pessoa(s) citada(s) na denúncia.

O que devo incluir em minha denúncia?

Para que a Solvay possa realizar investigações efetivas e executáveis, é importante que você forneça uma descrição detalhada do incidente, e evidências, se possível. Inclua o seguinte:

  • O quê (descrição do incidente)
  • Quem (nome completo da(s) pessoa(s) envolvida(s), incluindo testemunhas)
  • Quando (data e hora do incidente)
  • Onde (local do incidente)
  • Por quê (causa ou motivo do incidente)
  • Frequência do incidente (única vez ou diversas ocasiões)
  • Evidências e onde podem ser encontradas (ex.: cópias de documentos, capturas de tela)

Tenha ciência de que afirmações genéricas não podem ser investigadas.

E a confidencialidade?

Toda investigação é realizada com total consistência e confidencialidade — só envolve quem precisa ser envolvido. Os diretores de conformidade podem realizar entrevistas confidenciais com funcionários, contratados ou qualquer pessoa que eles acreditem ser essencial para a investigação. Tais entrevistas não podem ser consideradas uma quebra de confidencialidade.

Quando receberei uma resposta?

Uma vez que as descobertas da investigação tenham sido analisadas, será decidido se uma quebra de conformidade ocorreu ou não e se outras medidas são necessárias. Você será informado sobre o status de sua denúncia por meio do sistema da EthicsPoint; portanto, recomendamos consultar seu caso periodicamente. Devido a restrições legais, você não será informado sobre as possíveis medidas tomadas.

Nosso compromisso

Na Solvay, temos orgulho do forte compromisso de nossos funcionários de manter os mais elevados padrões éticos na condução dos negócios. Nós queremos integridade nos negócios e conformidade com a lei e com nossos valores da empresa, pois essa é a coisa certa a fazer.

A Solvay está comprometida com a preservação de um ambiente no qual os funcionários possam se comunicar abertamente e honestamente. Os funcionários podem ficar à vontade e livres para informar preocupações sobre ética e conformidade e pedir orientações quando precisarem. Nossos gerentes e supervisores são os melhores — e primeiros — pontos de contato para se informar preocupações. Outros recursos internos também estão disponíveis.

Em alguns casos, contudo, talvez você prefira não discutir problemas internamente, ou permanecer no anonimato. É por isso que a Solvay introduziu a Linha direta de ética da Solvay. Esta linha direta é hospedada por um provedor independente de linha direta, a EthicsPoint, que tratará suas preocupações de maneira profissional e confidencial.