Sobre a EthicsPoint

Geração de Denúncias – Geral

Segurança e Confidencialidade na Geração de Denúncias

Dicas e Melhores Práticas

Sobre a EthicsPoint

O que é a EthicsPoint?

A EthicsPoint é uma ferramenta abrangente e confidencial de geração de denúncias criada pela NAVEX para auxiliar o trabalho em conjunto da gerência e dos funcionários na denúncia de fraudes, abuso e outras condutas indevidas no ambiente de trabalho, tudo isso enquanto se cultiva um ambiente de trabalho positivo.

Por que precisamos de um sistema como o da EthicsPoint?

  • Nós acreditamos que nossos funcionários são o nosso bem mais importante. Ao criar canais de comunicação abertos, nós podemos promover um ambiente de trabalho positivo e maximizar a produtividade.
  • A lei exige que as empresas de capital aberto disponham de um veículo de comunicação anônimo que encaminhe denúncias de fraude contábil e de auditoria diretamente ao comitê de auditoria.
  • Um sistema eficaz de denúncias intensificará nossos esforços para promover uma cultura de integridade e tomada de decisões éticas

Geração de Denúncias – Geral

Posso denunciar usando a internet ou o telefone?

Sim. Com a EthicsPoint, você pode fazer uma denúncia confidencial e anônima via telefone ou internet

Que tipo de situações devo denunciar?

O sistema da EthicsPoint foi projetado para que os funcionários denunciem qualquer violação ao nosso Código de Conduta ou informem qualquer outra preocupação que possam ter.

Se eu vir uma violação, não devo apenas relatar ao meu gerente ou aos recursos humanos e deixá-los lidar com ela?

Quando você observar algum comportamento que, a seu ver, viole o nosso código de conduta, esperamos que o denuncie. Em condições ideais, você deve expor suas preocupações diretamente a seu gerente ou outro membro da administração. Nós reconhecemos, no entanto, que poderá haver circunstâncias em que você não irá se sentir à vontade para denunciar o problema dessa maneira. Foi para essas circunstâncias que nós criamos a parceria com a EthicsPoint. Preferimos que você denuncie anonimamente a guardar as informações para você mesmo.

Por que devo denunciar o que sei? O que eu ganho com isso?

Todos nós temos o direito de trabalhar em um ambiente positivo, e com esse direito vem a responsabilidade de agir de modo ético, permitindo que as pessoas certas saibam se alguém não está agindo adequadamente. Trabalhando juntos, nós podemos manter um ambiente saudável e produtivo. Uma violação de conduta corporativa pode ameaçar a existência de toda uma empresa.

A gerência quer mesmo que eu faça uma denúncia?

Com certeza. De fato, precisamos dessas informações. Você sabe o que acontece em nossa empresa, tanto de bom como de ruim. Você pode ter o conhecimento inicial de uma atividade que possa provocar preocupações. Sua denúncia pode minimizar o impacto negativo potencial sobre a empresa e seus funcionários. Além disso, oferecer uma opinião positiva pode ajudar a identificar problemas que podem melhorar a cultura e o desempenho da empresa.

Para onde vão essas denúncias? Quem pode acessá-las?

As denúncias seguem diretamente para o servidor seguro da EthicsPoint, para impedir qualquer violação de segurança. A EthicsPoint disponibiliza essas denúncias apenas a pessoas específicas na empresa, que são responsáveis por sua avaliação, com base no tipo de infração e no local do incidente. Cada um desses destinatários de denúncias passou por treinamento para manter tais denúncias na mais alta confidencialidade.

Esse sistema não é um exemplo de que alguém está me vigiando?

O sistema da EthicsPoint concentra-se em ser um aspecto positivo da nossa filosofia geral e nos permite garantir um local de trabalho protegido, seguro e ético. Você é encorajado a procurar orientação sobre dilemas éticos, fornecer sugestões positivas ou comunicar uma preocupação. Uma comunicação eficaz é essencial no local de trabalho atualmente e essa é uma grande ferramenta para melhorar essa comunicação.

Nós escolhemos cuidadosamente a melhor ferramenta de geração de denúncias para atender às nossas obrigações de conformidade, enquanto mantemos um ambiente de geração de denúncias positivo.

Segurança e Confidencialidade na Geração de Denúncias

Até onde eu sei, qualquer denúncia que eu enviar de um computador da empresa gera um registro no servidor mostrando todos os sites a que meu PC se conectou; esse registro não vai me identificar como o originador da denúncia?

A EthicsPoint não gera nem mantém nenhum registro interno de conexões com endereços IP. Portanto, nenhuma informação vinculando o seu PC à EthicsPoint estará disponível. Na realidade, a EthicsPoint está comprometida contratualmente a não seguir a identidade do denunciante.

Se você se sentir desconfortável em fazer uma denúncia em seu PC de trabalho, você tem a opção de usar um PC fora do ambiente de trabalho (como um localizado em uma cafeteria com internet, na casa de um amigo etc.) através do website protegido da EthicsPoint. Muitas pessoas selecionam essa opção, o que é possível afirmar com base nos dados da EthicsPoint, que mostram que menos de 12% das denúncias são geradas em horário comercial.

Posso fazer uma denúncia de casa e ainda assim permanecer anônimo?

Uma denúncia feita de casa, do computador de um vizinho ou de qualquer portal da internet permanecerá segura e anônima. Um portal da internet nunca identifica um visitante pelo nome de tela e o sistema da EthicsPoint elimina endereços da internet, de modo que o anonimato seja totalmente mantido. Além disso, a EthicsPoint está comprometida contratualmente a não seguir a identidade do denunciante.

Estou preocupado que as informações que eu forneça à EthicsPoint acabarão revelando minha identidade. Como podem garantir que isso não acontecerá?

O sistema da EthicsPoint foi projetado para proteger seu anonimato. Entretanto, se deseja permanecer anônimo, você - como denunciante - deve certificar-se de que o teor da denúncia não revele acidentalmente sua identidade. Por exemplo, “Da minha mesa, perto de Jan Smith…” ou “Nos meus 33 anos…”.

O atendimento na central telefônica com discagem gratuita também é confidencial e anônimo?

Sim. Você será solicitado a fornecer as mesmas informações que forneceria em uma denúncia via na Internet, e um atendente digitará suas respostas no site da EthicsPoint. Essas denúncias contam com as mesmas medidas de segurança e confidencialidade durante o ato da denúncia.

E se eu quiser ser identificado com minha denúncia?

Existe uma seção na denúncia para você se identificar, caso deseje.

Dicas e Melhores Práticas

Sei que algumas pessoas estão envolvidas com conduta antiética, mas isso não me afeta. Por que devo me dar ao trabalho de denunciá-las?

Nossa empresa opta pela promoção de um comportamento ético. Toda conduta antiética, em qualquer nível, termina por afetar a empresa e a todos os funcionários, inclusive você. Basta considerar o que aconteceu em escândalos corporativos recentes para perceber os efeitos desastrosos que um lapso ético aparentemente inofensivo pode ter em uma empresa até então saudável. Portanto, se você souber de quaisquer incidentes de má conduta ou violações éticas, considere como seu dever para consigo mesmo e para com seus colegas de trabalho denunciálos.

Não estou certo se o que observei ou ouvi é uma infração da política da empresa ou envolve conduta antiética; apenas não me parece certo. O que devo fazer?

Faça uma denúncia. A EthicsPoint pode ajudá-lo a preparar e fazer uma denúncia de modo que ela possa ser entendida corretamente. Preferimos que você denuncie uma situação que se revele inofensiva do que permitir que um possível comportamento antiético não seja verificado, pois você não tem certeza.

E se o meu chefe ou outros gerentes se envolverem em uma violação? Eles não receberão a denúncia e começarão a acobertá-la?

O sistema e a distribuição de denúncias da EthicsPoint são projetados de modo que as partes envolvidas não sejam notificadas nem tenham acesso às denúncias em que elas foram mencionadas.

E se eu me lembrar de algo importante sobre o incidente depois que enviar a denúncia? Ou, e se a empresa tiver mais perguntas sobre a minha denúncia?

Ao fazer uma denúncia no site ou por meio do Call Center da EthicsPoint, você recebe um nome de usuário exclusivo e é solicitado a escolher uma senha. É possível retornar ao sistema da EthicsPoint novamente, pela Internet ou por telefone, e acessar a denúncia original para adicionar mais detalhes ou responder a perguntas feitas por um representante da empresa e adicionar mais informações, que irão ajudar a resolver problemas em aberto. Recomendamos que você retorne ao site no horário especificado para responder às perguntas da empresa. Você e a empresa agora entraram em um "diálogo anônimo", onde as situações não só são identificadas como podem ser resolvidas, não importando o seu nível de complexidade.

Esses acompanhamentos da denúncia são tão seguros quanto o primeiro contato?

Todas as correspondências da EthicsPoint são mantidas na mesma confidencialidade rígida da denúncia inicial, permanecendo sob a proteção do anonimato.

Posso fazer uma denúncia mesmo que eu não tenha acesso à internet?

Você pode fazer uma denúncia para a EthicsPoint de qualquer computador que acesse a internet. Você pode registrar de casa. Muitos locais públicos, incluindo bibliotecas públicas, têm computadores com acesso à internet. Mas se você não tiver acesso ou se sentir desconfortável em usar um computador, é possível ligar para a linha direta gratuita da EthicsPoint, disponível 24 horas por dia, o ano todo.